quarta-feira, 13 de abril de 2011

Readaptação de alunos de Realengo ,fará uso da arteterapia

A secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, disse:

“No início, pensamos em fazer uma cerimônia de reinvenção da escola, mas os psicólogos sugeriram evitar a superexposição das crianças e fazer um trabalho mais individualizado, permitindo o retorno seja por grupo, de uma forma gradativa”

Na recepção aos alunos, os professores foram orientados a promover atividades lúdicas,

usando a arte como terapia para aliviar o trauma das crianças.

Na reunião, ficou decidido também que as provas bimestrais estão suspensas e que haverá reposição de conteúdo no momento em que os psicólogos perceberem que os alunos estão prontos para voltar a aprender.

"A arteterapia acessa e normalmente abre canais de expressão e elaboração de conteúdos internos, permitindo novas e positivas descobertas, dissolução de conflitos emocionais e

psicológicos, sendo indicada para todas as pessoas que tenham sofrimento interno ou que vivenciem doenças, traumas, lutos ou dificuldades na vida." Fayga Ostrower, “Criando o homem se recria”.

Segundo Selma Ciornai - mestre em Arteterapia, doutora em Psicologia Clínica e fundadora do Departamento de Arteterapia do Instituto Sedes Sapientiae.

“A criatividade e as atividades artísticas podem ser facilitadores e catalizadores do processo de resgate da qualidade de vida”.

Assim a Arte-Terapia seria um caminho para que o indivíduo descubra possibilidades de expressão para, figurar e reconfigurar, através de técnicas e materiais artísticos, suas dificuldades de relacionamento com o outro e com o mundo.

Arte-Terapia atende a qualquer pessoa que tenha problemas emocionais ou psicológicos

especialmente se é difícil exprimir-se por palavra

Está de parabéns a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro.Tenho certeza que os alunos da Escola de Realengo serão muito beneficiados com o uso das artes neste momento.

3 comentários:

Samanta disse...

Olá querida Eloisa, fiquei muito satisfeita em saber desta preocupação com as crianças, pois realmente é necessário um acompanhamento psicológico intenso para superar um trauma destes ! Muito legal que irão usar a arteterapia, pois acredito que seja uma excelente forma de ajudá-los neste momento.
Admiro muito este tipo de tratamento.
Obrigada por compartilhar conosco.
Um beijãozãooooo

Valéria Braz disse...

Querida, ainda bem que ainda existem profissionais como estes, com a coragem de barrar os egos se utilizando de fatos da mídia!
Parabéns a decissão de poupar estas crianças de uma exposição desnecessária e optar por um trabalho tão bonito e importante!
Beijo no coração

Denielly disse...

Que felicidade estes alunos poderem contar com esta equipe e assistência de tantas pessoas envolvidas neste projeto.

Como a célebre frase citada: ao criar o homem sem dúvida, se recria.

Belíssima atitude, e que nossas crianças possam superar este episódio tão feio em suas vidas.

Eu confesso que perdi um pouco da esperança que tinha em relação ao país, mas quando leio iniciativas como esta, soma-se bem mais do que foi perdido dentro de mim.

=**