domingo, 14 de fevereiro de 2010

Significado da combinação das cores na pintura de Mandalas

Na análise das junções das cores, sempre se deverá avaliar o que está acontecendo com a pessoa no momento em que fez sua mandala, com relação ao que acontece no seu dia-a-dia, porque a cor revela o nosso “eu” interior.  Anie e Lilla Beck em sua pesquisa sobre a associação das cores chegaram a concluir o seguinte:
Um conjunto de cores caracteriza um traço de personalidade, porque as cores estão ligadas às emoções. Cada pessoa possui muitas facetas a serem analisadas e trabalhadas, portanto, cada associação de cor diferente representa uma faceta a ser observada.

Vermelho e suas associações

mandala 327 Significado da combinação das cores na pintura de MandalasNa cor vermelha, existem inúmeros matizes que vão do tom rosa escuro ao vermelho bem forte. Por exemplo, o rosa escuro pode significar um amor intenso pela humanidade.
O vermelho intenso indica uma sensibilidade exacerbada. Por exemplo: pessoa dominada por paixões e emoções fortes, com total incapacidade de dominar a psique. O vermelho associado ao laranja pode indicar algo ligado à sexualidade. Devem-se sempre analisar seus matizes.
Se o vermelho forte estiver associado ao amarelo, poderá indicar irritação. Sempre se avalia com o significado emocional da cor que está próxima. O amarelo está associado com as habilidades da mente.
O vermelho associado ao verde pode significar um imenso amor emocional, ou profundamente ferido. O vermelho assemelha-se a sangue. O verde está ligado ao amor, ao amor ferido ou à paixão. Sempre se analisa, com a pessoa, o que está se comunicando em todas as áreas de sua vida.tantra sri yantra Significado da combinação das cores na pintura de Mandalas
Quando o vermelho for associado ao azul anil, deve-se observar algo com distúrbio mental, principalmente quando aparecer em índice elevado.  Deve-se aprofundar mais nas características de personalidade, observar as funções do ego e como a pessoa está adaptada ao meio ambiente.
O vermelho associado ao preto indica ausência de segurança básica, baixa auto-estima, indicador de medos. O laranja mais associado ao verde representa aquelas pessoas que são mais adaptadas e calmas, que controlam seus impulsos e a sensibilidade, levam a vida de maneira mais harmoniosa e constante.



Amarelo e suas associações

14 luiza senna Significado da combinação das cores na pintura de MandalasO amarelo associado ao vermelho indica como o corpo logo se entedia e exige novos estímulos, nada dura muito, introversão. Também está associado à autoconfiança, à sociabilidade e à comunicação.28 luiza senna Significado da combinação das cores na pintura de Mandalas
O amarelo associado ao laranja indica que as pessoas estão voltadas para si, colocam a si mesmas ou carreiras na frente dos filhos e cônjuge. O amarelo associado ao verde é sinal de que a pessoa está tentando controlar as emoções do coração com o intelecto. São pessoas as quais seus objetivos não levam o coração em consideração.
O amarelo associado ao azul claro indica que a pessoa possui inteligência, mas precisa comprovar isso constantemente, pois tem a necessidade de aprovação. O amarelo associado ao anil representa pessoas frias e analíticas. São pessoas imparciais.
O amarelo associado ao marrom (ocre) significa que a sociabilidade, assim como a comunicação, está presa, contida, ensimesmada. A pessoa está presa dentro de si.

Verde e suas associações

30 luiza senna Significado da combinação das cores na pintura de Mandalas
O verde associado ao vermelho no centro de reprodução significa que o coração governa a vida sexual. Não é a variedade de atividade que importa e, sim, a quantidade de amor dada no momento do contato. Significa o relacionamento com profundo amor.
O verde associado ao laranja  representa pessoas sensíveis. O verde associado ao amarelo indica o quanto uma pessoa expressa sentimentos de calor humano e generosidade, amor aos outros.
O verde associado ao azul claro significa pessoas bondosas. São aquelas que não sabem dizer não quando é necessário. Se houver excesso de verde, elas correm o risco de serem usadas pelos outros.
O verde associado ao azul anil são pessoas que a bondade sobrepuja a pessoa.

07 luiza senna Significado da combinação das cores na pintura de Mandalas



O Azul claro e suas associações

jennmcwhorter Significado da combinação das cores na pintura de Mandalas
O azul claro associado ao vermelho indica uma postura um tanto frio e calculista perante aos relacionamentos afetivos. O azul claro associado ao laranja indica uma certa frieza afetiva. O azul claro associado ao amarelo indica unidade entre os aspectos  femininos e masculinos, integrando o self.
O azul claro associado ao verde indica pessoas que não conseguem responder ao amor e evita novos relacionamentos. O azul claro associado ao azul anil mostram habilidades dos curadores, que usam a voz para cura, hipnoterapeutas.
O azul anil e suas associações:  o azul anil associado ao vermelho raramente acontece e, quando aparece, a pessoa está usando a energia sexual para cognição. O azul anil associado ao amarelo indica uma pessoa fria e imparcial, sem envolvimento emocional e mental. O azul anil associado ao verde representa pessoas calmas, e suas habilidades amorosas fluem naturalmente de si. O azul anil associado ao azul claro indica pessoas curadoras e espiritualizadas.
11 luiza senna Significado da combinação das cores na pintura de MandalasO violeta associado às outras cores simboliza espiritualidade, artes e beleza. Representa qualidades artísticas em nossa personalidade. É a cor eu transmuta as energias mais densas em energias sutis. O violeta associado ao rosa indica espiritualidade em equilíbrio, pureza afetiva.

Cinza e suas associações

O cinza associado ao preto representa o tudo com o nada – negação. O cinza associado ao laranja indica negação do prazer. O cinza associado ao azul significa negação da intuição, espiritualidade e criatividade. O cinza associado ao amarelo representa negação da comunicação, relação e sociabilidade. O cinza associado ao verde claro indica negação da sensibilidade.

Rosa e suas associações

karinmomberg1 Significado da combinação das cores na pintura de Mandalas
É a única cor que não possui aspecto negativo. Simboliza o amor incondicional, doação, compaixão e bondade. A cor rosa acalma. O rosa associado ao amarelo representa pessoas expansivas e amorosas. O centro da mandala rosa indica estar em contato com sua essência. O  rosa é a cor que une e funde, é a cor da união.
O rosa na mandala significa que a pessoa está em harmonia e integração com os aspectos mais sutis em níveis energéticos. A cor rosa simboliza o sopro divino. As crianças irradiam a cor rosa, a cor espiritual da inocência.
Texto extraído do livro Mandala – O uso na Arteterapia de Maida Santa Catarina.
Mandalas por Luiza Senna.

4 comentários:

Principe Encantado disse...

Uma verdadeira aula, parabéns pelo seu trabalho.
Abraços forte

Anônimo disse...

Olá querida amiga !!!!

Fiquei impressionada com tantas informações incríveis, não tinha conhecimento de nada disso, muito legal saber mais sobre as cores das Mandalas e seus significados!!
Obrigada por compartilhar conosco !!
Um super beijo e uma semana iluminada pra você !! :)

Ce Artes disse...

Muito legal! Adorei seu Blog e suas postagns são realmente muito interessantes!
Parabéns!

Ce Artes disse...

Adorei seu Blog! Achei suas postagens realmente muito interessantes! Parabéns!